LTGA

Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental

Condições de Acesso e Ingresso
Regime geral de acesso: uma das seguintes provas 02 Biologia e Geologia; 07 Física e Química; 16 Matemática
Concursos especiais: transferência, mudança de curso, prova para maiores de 23 anos, detentores de diplomas de Curso de Especialização Tecnológica, detentores de diploma de Curso técnico Superior Profissional.

 

Objetivos Gerais do Curso
Fornecer uma sólida formação científica e tecnológica, teórica e aplicada, formando profissionais com competências práticas e operacionais capazes de promover um melhor desempenho ambiental das organizações, participar no controlo de poluição e na gestão sustentável dos recursos naturais, intervir na formação de uma consciência ambiental e de segurança das organizações, abordar a complexidade dos problemas ambientais de forma integrada com vista a promover o desenvolvimento sustentável.

 

Mestrado de continuidade
Acesso direto dos diplomados e dos finalistas (a quem faltem 4 UC para terminar) da licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental aos seguintes mestrados da Escola Superior Agrária de Coimbra: Gestão Ambiental; Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural.

 

Acesso a um Nível de Estudos Superior
Pós-graduação, Mestrado

 

Enquadramento Legal da Qualificação
Despacho nº 7057/2013, de 30 de maio

 

Saídas Profissionais e Empregabilidade
Empresas de prestação de serviços na área do ambiente; Indústria; Administração central e regional; ONG ligadas ao ambiente; Integração em equipas de I&D com atuação nas seguintes áreas:
Licenciamento industrial e ambiental; Higiene, segurança e saúde do trabalho; Gestão e certificação ambiental e de qualidade; Gestão de energia e eficiência energética; Diagnósticos ambientais e auditorias; Monitorização e gestão de sistemas de abastecimento de água e de sistemas de tratamento de efluentes líquidos e gasosos e de resíduos sólidos; Gestão de recursos naturais; Avaliação de impactes ambientais; Planeamento regional e urbano; Formação e educação ambiental.

 

 

 

Projeto “Exploradores – Exploradores@PPSerraAçor” 2019 
A ESAC dinamizou o projeto “Exploradores – Exploradores@PPSerraAçor” 2019 que visou a sensibilização e educação ambiental de alunos do ensino secundário do Município de Arganil para a valorização e gestão sustentável do território da Paisagem Protegida da Serra do Açor. Esta ação contou com o envolvimento direto da Coordenação do Curso de Tecnologia e Gestão Ambiental, alunos deste curso e de Turismo em Espaços Rurais e Naturais.

 

Regime de Estudos
Horário diurno
Ficha curricular / Plano de estudos

 

Dados Estatísticos de Candidaturas Anteriores (DGES)
A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos candidatos.

 

Coordenadora de Curso
Marta Lopes (mlopes@esac.pt)

 

Comissão de Estágios
Marta Lopes, Carla Rodrigues e Hélia Marchante (estltga@esac.pt)

 

Comissão Coordenadora do Curso 2023/2024

Representantes do 1º ano

Docente – Hélia Marchante (hmarchante@esac.pt)
Estudante – Maria Pedro Azevedo (a2023145587@esac.pt)

Representantes do 2º ano

Docente – Daniela Santos (dsantos@esac.pt)
Estudante – Alexandre Santos (a2020117602@esac.pt)

Representantes do 3º ano

Docente – Carla Rodrigues (carlar@esac.pt)
Estudante – Marta Simões (martasofiap20@gmail.com)

 

 

Código DGES L024
Duração 6 semestres
Créditos ECTS 180
Acreditação A3ES: 30/07/2020 (6 anos)
Decisão: Acreditado
Relatório de autoavaliação
Registo DGES R/A-Cr 54/2013  de 02/05/2013