Inscrições e Matrículas

Matrículas

As matrículas dos novos estudantes da ESAC, no ano letivo de 2024/25 (1.º ano. 1.ª vez), decorrem exclusivamente on-line, na plataforma InforEstudante.

É aconselhável a visualização prévia do vídeo explicativo:

Em caso de dificuldade na realização da matrícula, os estudantes deverão contactar os Serviços Académicos da ESAC, para academicos@esac.pt ou para o n.º de telefone 239 802 940.

Colocados pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
No portal InforEstudante está disponível o link Consultar Utilizador – Colocados DGES, através do qual têm acesso ao número de aluno provisório para aceder à plataforma. Indicando o nome completo e o número de identificação, o candidato tem acesso ao link que o redireciona para a página de autenticação com o utilizador provisório. Este número e a password que o aluno recebeu no SMS com informação da colocação, permitem fazer a autenticação.

As matrículas e inscrições decorrem nos seguintes períodos:

  • 1ª Fase: 26-08-2024 a 29-08-2024
  • 2ª Fase: 16-09-2024 a 18-09-2024
  • 3ª Fase: 30-09-2024 a 02-10-2024

 

Cartão de Estudante

No final do processo de matrícula o aluno tem acesso ao link para solicitar o seu cartão de estudante, na seguinte apresentação:

Para solicitação da emissão do cartão de estudante, que também será efetuada on-line em https://caixaonboarding.cgd.pt, é necessária a autenticação e assinatura através da Chave Móvel Digital, pelo que aconselhamos os estudantes que ainda não disponham da mesma, a fazer o pedido no portal autenticacao.gov.pt, com a máxima brevidade.

Os estudantes que não tenham possibilidade de fazer o pedido do cartão de estudante on-line podem dirigir-se ao stand da Caixa Geral de Depósitos instalado no corredor do edifício principal da ESAC, junto à entrada para o Bloco D.

Todos os novos estudantes receberão uma notificação do Inforestudante no sentido de fazerem pessoalmente prova de vida, pelo que deverão estar atentos.

Bolsa de Estudo

O requerimento de bolsa de estudo deve ser solicitado após serem geradas as dívidas de pré-inscrição. Este requerimento está configurado para deferimento automático e logo que submetido, o aluno pode voltar à inscrição e concluir o processo.

NOTA: A submissão deste requerimento não suspende a taxa de inscrição, devendo o aluno proceder ao pagamento da mesma para avançar e concluir o processo de inscrição.

Renovação da inscrição no ano letivo 2024/2025

A renovação das inscrições no ano letivo 2024/2025 serão realizadas no portal https://inforestudante.ipc.pt e sujeitas aos seguintes condicionalismos:

  • Os estudantes com todas as avaliações do ano letivo 2023/2024 concluídas deverão realizar a sua inscrição de 19 de agosto a 30 de setembro de 2024;
  • Os estudantes que após avaliação à UC de Estágio/Estágio Profissionalizante necessitem de realizar inscrição no ano letivo 2024/2025, deverão fazê-lo, no prazo máximo de 10 dias seguidos, após o lançamento da nota da referida UC.
  • A não efetivação da inscrição no ano letivo de 2024/2025, implicará a impossibilidade de frequentar aulas e de realizar quaisquer atos curriculares.
    A realização da inscrição fora dos prazos estabelecidos ficará sujeita ao pagamento de emolumentos adicionais definidos na Tabela de Emolumentos do IPC.

    ATENÇÃO: Só poderão efetuar a inscrição os estudantes que tenham todas as avaliações de 2023/24 finalizadas e com as respetivas notas lançadas.

    Para mais informações sobre  renovação da inscrição, veja o vídeo explicativo https://youtu.be/ziCADWum2EY. Pode ainda consultar o manual de Matrícula/Inscrição.

    Despacho ESAC/7/2024 – Inscrições no ano letivo 2024/2025