Novos estudantes

Mensagem de Boas-vindas

Bem vindo(a) à Escola Superior Agrária de Coimbra.
A Agrária de Coimbra estava à tua espera desde 1887! A Agrária de Coimbra já completou mais de 130 anos, mas não te assustes, é uma Escola moderna, em permanente atualização.
É uma Escola que oferece formação em produção vegetal e animal, transformação e conservação de alimentos, nas áreas florestal e ambiental, na área da biotecnologia, na área da enfermagem veterinária e também em  turismo em espaço rural. É uma escola com um corpo docente constituído, em larga maioria, por docentes doutorados que estão envolvidos em projetos de investigação nacionais e internacionais. É sede de um Centro de Investigação com a classificação de Muito Bom pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e está equipada para a realização de investigação de ponta.
Terás oportunidade de nos próximos anos conheceres os nossos 140 hectares, tanto nas aulas práticas ou em mero passeio pela nossa quinta e mata. Se gostas de atividades ao ar livre vieste para o sítio certo! Na nossa quinta e oficinas tecnológicas produzimos e transformamos produtos que depois vendemos na nossa Loja da Agrária, e que também poderás provar nas cantinas.
Sejas aluno(a) num CTeSP, numa Licenciatura ou num Mestrado, terás uma sólida formação teórico-prática complementada por um estágio final que te permitirá aceder facilmente ao mercado de trabalho.
Espero que venhas a gostar tanto da Agrária de Coimbra como todos os que aqui estudam e trabalham.
Bem vindo(a)!

Matrículas

As matrículas dos novos estudantes da ESAC, no ano letivo de 2022/23 (1.º ano. 1.ª vez), decorrem exclusivamente on-line, na plataforma InforEstudante.

É aconselhável a visualização prévia do  manual de matricula/inscrição ou o  vídeo explicativo:

Em caso de dificuldade na realização da matrícula, os estudantes deverão contactar os Serviços Académicos da ESAC, para academicos@esac.pt ou para o n.º de telefone 239 802 940.

Colocados pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
No portal InforEstudante está disponível o link Consultar Utilizador – Colocados DGES, através do qual têm acesso ao número de aluno provisório para aceder à plataforma. Indicando o nome completo e o número de identificação, o candidato tem acesso ao link que o redireciona para a página de autenticação com o utilizador provisório. Este número e a password que o aluno recebeu no SMS com informação da colocação, permitem fazer a autenticação.

As matrículas e inscrições decorrem nos seguintes períodos:

  • 1ª Fase: 12-09-2022 a 16-09-2022
  • 2ª Fase: 30-09-2022 a 03-10-2022
  • 3ª Fase: 17-10-2022 a 20-10-2022

Cartão de Estudante

No final do processo de matrícula o aluno tem acesso ao link para solicitar o seu cartão de estudante, na seguinte apresentação:

Para solicitação da emissão do cartão de estudante, que também será efetuada on-line em https://caixaonboarding.cgd.pt, é necessária a autenticação e assinatura através da Chave Móvel Digital, pelo que aconselhamos os estudantes que ainda não disponham da mesma, a fazer o pedido no portal autenticacao.gov.pt, com a máxima brevidade.

Os estudantes que não tenham possibilidade de fazer o pedido do cartão de estudante on-line podem dirigir-se ao stand da Caixa Geral de Depósitos instalado no corredor do edifício principal da ESAC, junto à entrada para o Bloco D, a partir do dia 3 de outubro.

Bolsa de Estudo

O requerimento de bolsa de estudo deve ser solicitado após serem geradas as dívidas de pré-inscrição. Este requerimento está configurado para deferimento automático e logo que submetido, o aluno pode voltar à inscrição e concluir o processo.

NOTA: A submissão deste requerimento não suspende a taxa de inscrição, devendo o aluno proceder ao pagamento da mesma para avançar e concluir o processo de inscrição.

Bolsas de Mérito aos melhores alunos do primeiro ano de licenciatura, inscritos pela primeira vez

Tendo por objetivo distinguir o mérito e o esforço individual dos estudantes e premiar o trabalho, o empenho, a perseverança e a excelência escolares, o Instituto Politécnico de Coimbra atribui bolsas de mérito aos melhores estudantes colocados pela primeira vez no ensino superior, através da primeira fase do concurso nacional de acesso, inscritos
num curso de 1º ciclo.

Para mais informações, consulta o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Mérito aos melhores alunos do primeiro ano, inscritos pela primeira vez no Instituto Politécnico de Coimbra