Programa Doutoral em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental
Introdução
O Ciclo de Estudos conducente ao grau de doutor em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental assenta na transversalidade e interdisciplinaridade de áreas distintas, fundamentais para o desenvolvimento do mundo rural, que é o cerne da atuação do centro de investigação que sustenta o Programa Doutoral, o CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade. A área predominante é a Agricultura a que se junta a Proteção do Ambiente e as Indústrias Alimentares, para além da Floresta e dos Recursos Naturais.
Condições de acesso
Os candidatos devem possuir um diploma de mestrado ou equivalente legal em Agricultura, Ambiente, Engenharia de Alimentos, Florestas, Geografia, Geologia, Biologia, Física, Química ou áreas relacionadas; possuir um diploma reconhecido pelo Conselho Técnico e Científico da Escola onde o candidato formalizar a sua inscrição como equivalente a um Curso de Português ou possuir um currículo profissional / científico, e reconhecido pelo Conselho Técnico e Científico da Escola onde o candidato formalizar a sua inscrição como fornecendo as competências necessárias para concluir com êxito o Programa Doutoral. Os candidatos titulares de um diploma de ensino superior estrangeiro que não cumpram a estrutura de Bolonha, nas mesmas áreas temáticas ou afins, devem ter os seus diplomas reconhecidos como satisfazendo os objetivos de um diploma de Bolonha pelo órgão científico e estatutariamente competente.
Objetivos
O programa de doutoramento em sustentabilidade agroalimentar e ambiental, visa formar massa crítica e profissionais de elevado nível com competências para apoiar o desenvolvimento de áreas rurais em regiões vulneráveis face às alterações climáticas e socioeconómicas, como a Região Centro de Portugal. Para enfrentar os problemas de degradação e perda de capacidade produtiva e rendimentos, são necessárias novas soluções, e é necessária a formação de uma massa crítica de indivíduos de alto desempenho para analisar o status quo e desenvolver uma visão de desenvolvimento sustentável específica para cada região rural e conceber estratégias e implementar ações que possam reverter a tendência de degradação. O Programa de Doutoramento está inserido no CERNAS e na missão dos quatro Politécnicos (Politécnico de Coimbra – IPC, de Castelo Branco – IPCB, de Viseu – IPV e de Santarém – IPS) que o acolhem, com pergaminhos no desenvolvimento regional das regiões rurais e dos setores agroalimentares e florestais há mais de um século, reforçando a sua missão de ensino, investigação e desenvolvimento.
Objetivos de aprendizagem
Os doutorandos adquirirão competências, em linha com o artigo 28.º do DL 65/2018, para criar conhecimento, realizar investigação original e resolver problemas complexos enfrentados pelo mundo rural e pelo setor agroalimentar, nomeadamente:
EM SÍNTESE:
1. O Programa Doutoral (PD) em Sustentabilidade Agro Alimentar e Ambiental destina-se a preparar profissionais de elevada qualidade para enfrentar os problemas do mundo rural e dos sectores agroalimentares num contexto de mudança em que é necessário mitigar a vulnerabilidade e desenvolver novas soluções competitivas, necessárias para tornar o território sustentável.
2. O PD tem um primeiro semestre destinado a proporcionar uma visão alargada sobre as zonas rurais e os sectores agroalimentar e ambiental. As restantes unidades curriculares destinam-se a desenvolver as competências que os alunos irão necessitar nos seus trabalhos de tese, usando uma metodologia de aprendizagem prática, baseada em problemas (PBL), concebida para ser alinhada com os requisitos individuais de cada doutorando. Os doutorandos, aconselhados pelos seus supervisores, podem escolher 3 disciplinas opcionais de um total de 9 oferecidas.
3. O PBL fomentará o pensamento crítico nas suas dimensões reflexiva, cognitiva e de propensão, induzindo a formação de competências cognitivas avançadas necessárias à implementação de novas soluções inovadoras nas dimensões de visão, estratégia e ação.
4. O número de admissões (25) permitirá um acompanhamento e apoio próximo dos alunos durante a lecionação da UC, que permitirá um apoio individualizado, quer durante as atividades de investigação.
5. O PD privilegiará projectos de doutoramento em ambientes não académicos, em que um estágio de pelo menos 12 meses será realizado numa organização não académica.
6. O PD baseia-se nas capacidades das instituições de acolhimento (IPC, IPCB, IPV, IPS) em termos de professores/investigadores e instalações.
7. As instituições de acolhimento dispõem de pessoal docente e de investigação qualificado, com um elevado número de (co)supervisões a nível de doutoramento, e um desempenho de investigação importante de acordo com as normas internacionais.
8. O PD privilegiará uma dimensão profissional e a implementação de projectos de doutoramento em ambientes não académicos, para aumentar os impactos do PD no tecido produtivo.
9. O PD responde às necessidades da sociedade e dos doutorandos no que respeita às questões ambientais, ao papel da agricultura, da floresta e da produção alimentar.
10. As instituições de acolhimento têm várias parcerias com entidades que atuam nas áreas do PD, facilitando o desenvolvimento de doutoramentos em ambientes não académicos.
11. O PD está em linha com cursos similares em toda a Europa, proporcionando uma abordagem integrada dos problemas complexos que o mundo rural e os sectores agroalimentares enfrentam.
12. A Região Centro de Portugal, é muito vulnerável às alterações globais, aumentando a relevância do PD.
A abordagem pedagógica do Programa Doutoral (PD) em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental centra-se na aprendizagem profunda e prática, utilizando metodologias como a “problem based learning” (PBL). Este modelo visa desenvolver competências essenciais para a pesquisa, permitindo que os doutorandos enfrentem problemas reais relacionados com os seus projetos de tese, especialmente em contextos não académicos. O primeiro semestre é crucial para a formação, focado na aquisição de conhecimentos e competências que serão aplicados ao longo do doutoramento. As unidades curriculares optativas são projetadas para promover uma aprendizagem “just in time”, onde os alunos lidam com desafios relevantes, aumentando a sua proficiência em ferramentas avançadas e contribuindo para a inovação nos setores agroalimentares e rurais.
O modelo pedagógico proposto é adaptado às especificidades do doutoramento, enfatizando a colaboração entre doutorandos, professores e parceiros não académicos. A estratégia inclui a utilização de plataformas digitais para facilitar a interação e a partilha de recursos educacionais. A avaliação das atividades de aprendizagem é multifacetada, envolvendo relatórios, proficiência em conhecimentos e competências, e a publicação de artigos científicos. O PD procura, não apenas a formação académica, mas também a aplicação prática do conhecimento, preparando os doutorandos para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e a inovação nas suas áreas de atuação.