Centro Hípico e Coudelaria

HISTORIAL E INSTALAÇÕES

Ao herdar, nos finais do séc. XIX, as infraestruturas destinadas à Coudelaria Nacional do Norte, a ESAC manteve em funcionamento uma estrutura pedagógica ligada à criação cavalar e ao ensino da equitação.

Reconhecida oficialmente como criadora de cavalos Puro Sangue Lusitano, a ESAC tem colocado no mercado equinos de boa qualidade que podem ser adquiridos ao desmame, ao desbaste ou noutras fases de ensino.

No seu magnífico picadeiro do séc. XIX assenta o ensino da equitação, que se encontra aberto a toda a comunidade. Para tal, esta instituição dispõe de um núcleo de equinos altamente preparados para o volteio, equitação elementar, iniciação aos obstáculos e à dressage.
O picadeiro centenário, um dos ex libris da escola, conta com uma área coberta de 1064 m2, que compreende:
• uma área de trabalho com 40m x 20m;
• duas áreas de acesso: uma a norte, como entrada de visitantes, em que sobressaem duas magníficas escadas em caracol de ferro forjado, datadas do séc. XIX, que dão acesso a um varandim com uma bonita balaustrada também em ferro forjado, assim como um espaço museológico mobilado com armários em madeira do século XIX; e a outra, a sul, que serve de zona de aparelhação dos cavalos e permite o exercício de aulas teóricas;

O Centro Hípico conta ainda com um picadeiro exterior, de 53m x 30m, um laboratório de reprodução animal, 27 boxes de alojamento, bem como um conjunto de diversas pastagens.