LCFRN

Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais

Condições de Acesso e Ingresso
Regime geral de acesso: provas de ingresso um dos seguintes conjuntos (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia e (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia e (16) Matemática
Concursos especiais: transferência, mudança de curso, prova para maiores de 23 anos, detentores de diplomas de Curso de Especialização Tecnológica, detentores de diploma de Curso técnico Superior Profissional.
Dados Estatísticos de Candidaturas Anteriores (DGES) A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos candidatos.

 

Objetivos Gerais do Curso
Fornecer uma sólida formação científica, teórica e aplicada, que permita formar profissionais capazes de aplicar uma gestão viável e sustentável da floresta e dos recursos naturais, cuja implementação deverá atender às necessidades da sociedade, mantendo a integridade dos ecossistemas.

 

Acesso a um Nível de Estudos Superior
Pós-graduação, Mestrado
Mestrado de continuidade: acesso direto dos diplomados e dos finalistas (a quem faltem 4 UC para terminar) da licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária aos seguintes mestrados da Escola Superior Agrária de Coimbra: Recursos florestais e Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural.

 

Enquadramento Legal da Qualificação
Despacho nº 6041/2013 (Diário da República, 2ª série, Nº 89, 9 de maio de 2013).

 

Saídas Profissionais e Empregabilidade
Técnico superior em profissão liberal, entidades estatais, associações de produtores florestais, federações, associações de caça e pesca, organizações não-governamentais e indústrias. Empresário na área florestal e recursos naturais.
Gestão sustentável de recursos florestais e outros recursos naturais. Certificação da Gestão Florestal Sustentável.
Os diplomados da LCFRN estão habilitados pelo Conselho Diretivo do ICNF a elaborar e assinar projetos florestais, de acordo com a Portaria n.º 15-B/2018 (Diário da República n.º 9/2018, 1º Suplemento, Série I de 2018-01-12).
Os diplomados da LCFRN têm habilitação como técnico responsável para Distribuição e Comercialização e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (DCAPF; 70 H), ao abrigo do Artigo 7.º, da Lei 26/2013, de 11 de abril.

 

 

http://www.florestacomfuturo.pt/

 

Testemunhos de ex-alunos 

 

Regime de Estudos
Horário diurno
Ficha de curso / Plano de estudos

 

Comissão de Curso
Docentes
1º Ano – Cláudia Santos csantos@esac.pt
2º Ano – David Rodrigues drodrigues@esac.pt
3º Ano – Joaquim Sande Silva jss@esac.ptcoordenador de curso
Alunos
1º Ano – Mónica Teixeira
2º Ano – Manuel Simões
3º Ano – Mariana Matos
Comissão de Estágios
Joaquim Sande Silva jss@esac.pt
David Rodrigues drodrigues@esac.pt

 

Código DGES L009
Duração 6 semestres
Créditos ECTS 180
Acreditação A3ES LCFRN 03-03-2014 (6 anos)
Decisão: Acreditado
Relatório de autoavaliação
Registo DGES R/A-Cr 26/2013 (22/03/2013)