O projeto europeu “Phos4Cycle – Monitorização dos fosfatos das atividades agrícolas para utilização sustentável do solo e da água”, do qual a ESAC é entidade parceira, é apresentado num colóquio, que tem lugar no dia 19 de fevereiro de 2025, no Auditório da CALCOB – Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, com início às 16h00.
O projeto Phos4Cycle é financiado pelo programa Interreg Sudoe, com um financiamento global de 1 892 764,63€. O projeto é liderado pelo Itagra.ct (Espanha), e envolve instituições portuguesas (ESAC e Calcob) e francesas (ITAVI), tendo como objetivos:
-
1. Desenvolver uma estratégia e plano de ação inter-regional para a gestão adequada dos fosfatos associados à atividade agropecuária nas zonas rurais;
2. Implementar 6 projetos-piloto de monitorização do fluxo de fosfatos e previsão do risco de eutrofização nas bacias hidrográficas. Os dois projetos-piloto portugueses estão instalados um na zona de Montemo-o-Velho e o outro na zona de Aveiro.
3. Apoiar os agricultores na adoção de práticas agrícolas sustentáveis para reduzir a contaminação por fosfatos;
4. Apoiar os decisores na implementação de políticas e medidas de controlo para a gestão dos fosfatos.
Este evento será precedido de uma sessão de esclarecimento sobre a Campanha do Pedido Único de Ajudas – PU2025, ministrada pela CONFAGRI.
A participação é livre.