Concurso “Super Horta Escolar” distinguiu oito estabelecimentos de ensino

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) foi palco da cerimónia de entrega dos prémios do concurso “Super Horta Escolar”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC – Agricultura), que teve lugar no AgroBiotech – Centro de Inovação e Produção em Agricultura Sustentável, no passado dia 26 de junho.

Foram oito os estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico distinguidos pelas boas práticas no âmbito da valorização da agricultura e do mundo rural.

Ao nível do ensino pré-escolar, o Prémio de Horta Mais Sustentável foi atribuído ao Jardim de Infância da Lousã; o Prémio da Horta com Maior Envolvimento da Comunidade foi entregue ao Jardim de Infância de Orjais (Covilhã); já o Prémio de Horta mais Diversificada foi conquistado pelo Jardim de Infância Quinta das Flores; ao 2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra) foi ainda atribuída a Distinção Especial Melhor Esquema da Horta.

No que diz respeito ao 1º Ciclo do Ensino Básico, o Prémio de Horta Mais Sustentável foi para a Escola Básica do 1.º Ciclo das Colmeias (Leiria); o Prémio da Horta com Maior Envolvimento da Comunidade para o Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria); e o prémio de Horta Mais Diversificada entregue às Escola Básica do 1.º Ciclo do Estreito (Oleiros) e Escola Básica do 1.º Ciclo de Alcains (Castelo Branco).

Aos restantes estabelecimentos de ensino não finalistas do concurso foram também entregues certificados de participação e vouchers-formação no valor de 160 euros, para realização de microcredenciações na área da agricultura biológica na ESAC.

Antes do momento de entrega dos prémios, as crianças e respetivos acompanhantes tiveram a oportunidade de estar em contacto com os animais da ESAC, bem como de visitar a área de produção agrícola biológica desta Escola.