Encontro CERNAS25 reúne 70 investigadores em Santarém
O Encontro do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) teve lugar nos passados dias 17 e 18 de junho, na Escola Superior Agrária de Santarém, e marcou um passo importante na consolidação da colaboração interdisciplinar e entre polos ao reunir 70 investigadores.
Na manhã do primeiro dia do CERNAS25 decorreu a apresentação de programas de financiamento europeus (Agência de Inovação) e nacionais (CCDRC), assim como a divulgação de oportunidades de colaboração com os polos de inovação da CCDRC. Durante a tarde, alunos de doutoramento e investigadores partilharam os seus projetos e áreas de investigação.
No segundo dia, destaque para a inteligência artificial na investigação, com a exploração de ferramentas inovadoras para acelerar a pesquisa e metodologias de análise de texto aplicáveis a diversas áreas científicas.
O evento encerrou com uma reflexão sobre a recente avaliação da FCT e o planeamento de atividades e projetos para 2024-2026.
O CERNAS foi fundado em 2002 por investigadores do Politécnico de Coimbra e do Politécnico de Castelo Branco. Desde então, tem crescido de forma sustentada, integrando investigadores do Politécnico de Viseu em 2018. Em 2024, registou uma expansão significativa, passando de 49 para 99 investigadores com a criação de um novo polo no Politécnico de Santarém e o reforço de equipas nos Politécnicos de Coimbra e Viseu.
De acordo com Rui Costa, investigador da ESAC-IPC e coordenador do CERNAS, este crescimento trouxe novos desafios organizacionais, sobretudo na construção de uma equipa coesa e na definição de uma estratégia unificada para as partes interessadas. Contudo, abriu também oportunidades únicas para colaboração multidisciplinar, que estamos determinados a potenciar.
Segundo Rui Costa, o CERNAS continuará a promover iniciativas regulares de disseminação interna e coesão de equipa, com o objetivo de reforçar a diversidade de serviços de investigação e a qualidade científica, sempre orientados para o serviço à sociedade através de investigação aplicada de elevada qualidade.