ESAC acolheu VI Conferência EUCARPIA e Conferência Europeia sobre Política de Sementes Biológicas
Entre os dias 26 e 28 de maio de 2025 estiveram em debate na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), na VI Conferência EUCARPIA, as estratégias inovadoras de melhoramento de plantas face aos desafios ambientais e sociais no contexto dos sistemas de agricultura biológica e agroecológica.
Durante os três dias desta conferência científica, que reuniu cerca de 130 participantes, estiveram expostos aproximadamente 100 posters, foram apresentadas 21 comunicações orais e um total de 26 posters. Houve ainda lugar a visitas de campo à Vivid Farms e à Casa Mendes Gonçalves.
O evento, no qual participaram desde melhoradores de plantas, empresas de sementes e estudantes a outros interessados na temática em abordagem, proporcionou mais e melhor conhecimento no domínio do melhoramento vegetal e disciplinas afins. Foi dada ênfase a três seções principais: melhoramento de plantas para enfrentar os desafios ambientais (melhoramento para tolerância ao stress abiótico e eficiência de recursos, e tolerância ao stress biótico); melhoramento para a diversidade (melhoramento para a agrobiodiversidade, serviços de Ecossistemas e alimentos saudáveis); melhoramento para enfrentar os desafios sociais [melhoramento participativo e testes descentralizados de cultivares na exploração agrícola, modelos financeiros e de governação inovadores, impacto das regulamentações da UE sobre o material reprodutivo vegetal (PRM) e novas técnicas genómicas (NGT) no setor biológico].
A organização do evento competiu à Secção de Agricultura Biológica e de Baixo Consumo de Fatores de Produção da EUCARPIA, à ESAC e ao projeto LiveSeeding, tendo contado igualmente com o apoio de outros projetos relacionados.
Após os 3 dias da VI Conferência EUCARPIA, teve lugar no dia 29 de maio a Conferência Europeia sobre Política de Sementes Biológicas, subordinada ao tema “Estratégias económicas e desenvolvimentos políticos para impulsionar o sector das sementes orgânicas em Portugal”.
Organizada pela ESAC e pelo projeto LiveSeeding, esta última conferência permitiu fazer um balanço da agricultura biológica em Portugal, analisar as oportunidades e desafios e criar consensos sobre como impulsionar as sementes biológicas e o melhoramento de plantas. Foi também ocasião para a assinatura de uma declaração para a promoção da semente biológica em Portugal pelas entidades participantes, de forma a compremetê-las no aumento da produção e utilização das sementes biológicas no país.
Ainda no mesmo dia realizou-se uma ação de formação no âmbito do projeto CerTra – Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal, centrada na produção em Modo Biológico e na valorização de variedades tradicionais como o centeio Ibérico, o milho Pigarro, o milho Verdeal e o trigo Barbela.
Para além das sessões técnicas, todos os participantes tiveram a oportunidade de degustar produtos confecionados com estes cereais, que juntam ao valor nutricional os sabores autênticos.