Especialistas da ESAC colaboraram em publicação técnica sobre controlo de acácia-mimosa

Hélia Marchante, Joaquim Sande Silva e Liliana Duarte, peritos da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) na área de controlo de espécies invasoras, colaboraram na nova publicação do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo (CCPB), intitulada “Controlo de Acácia-Mimosa em Pinhal-Bravo”.

Esta publicação dá continuidade à série dedicada à gestão de invasoras lenhosas em pinhal e trata-se da terceira edição técnica publicada pelo CCPB, dedicando-se, desta feita, a uma das espécies mais dispersas no território português e que detém elevada capacidade de regeneração seminal e vegetativa (toiça e raiz), o que representa um desafio técnico e económico significativo para os proprietários de áreas florestais.

Dirigido a técnicos e gestores de pinhal e baseado no conhecimento científico existente e no contributo de técnicos, especialistas e investigadores, o manual fornece orientações e aponta boas práticas da gestão silvícola. Aborda questões associadas às operações silvícolas, à biossegurança e ainda aos custos das operações de gestão da espécie, determinantes na definição da estratégia de controlo da acácia-mimosa (Acacia dealbata).