“Gestão Florestal e o Impacto nos Incêndios da Região Centro” em foco na ESAC

Para assinalar o Dia Internacional das Florestas/Dia Mundial da Árvore, O Núcleo Florestal da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) promoveu, no passado dia 22 de março, no auditório principal da Escola, o seminário “Gestão Florestal e o Impacto nos Incêndios da Região Centro”. Marcou presença no evento, que reuniu entidades relacionadas com a gestão florestal, prevenção e combate a incêndios e academia em torno de temas atuais na área das ciências florestais, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.

No seu discurso, aquando da sessão de encerramento, Rui Ladeira relevou o Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050, apresentado no dia anterior pelo Governo e que classificou como “momento alto para o setor da floresta”. Assente nos eixos da valorização, resiliência, governança e propriedade, este plano, para o qual contribuíram três docentes da ESAC, Hélia Marchante, Joaquim Sande Silva e Pedro Bingre, pretende igualmente trilhar “o caminho para termos mais jovens na floresta”, afirmou. Segundo o Secretário de Estado das Florestas, no âmbito do plano foram instituídas 19 medidas e 150 ações de que também faz parte a sensibilização nas escolas, desde o ensino básico até ao superior, para a importância da existência de futuros profissionais na área das florestas, captando, formando e capacitando os jovens no sentido de dar resposta às necessidades do país. “Nós precisamos de mão-de-obra especializada”, reforçou, para ser garante de “podermos ser mais competentes naquilo que é a transformação e a ação de que necessitamos”.

Após a sessão de abertura, teve lugar o painel subordinado ao tema “A Gestão Florestal”, com intervenções da Afocelca, 2BForest, Associação Florestal do Baixo Vouga e a CIM Região de Coimbra e moderação de António Oliveira, licenciado pela ESAC em Engenharia dos Recursos Florestais. Seguiu-se uma mesa-redonda sobre “Prevenção e Combate de Incêndios Florestais”, com a participação do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, do 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e da Investigadora Sénior do CoLAB ForestWISE, Ana Sá, tendo a moderação ficado a cargo de Pedro Bingre, Professor da ESAC.