ESAC integra Red AlProSos

Recentemente lançada, a 𝗥𝗲𝗱 𝗱𝗲 𝗔𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗿𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗲𝗻 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲í𝗻𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹𝗲𝘀 𝗦𝗼𝘀𝘁𝗲𝗻𝗶𝗯𝗹𝗲𝘀 – Red AlProSos conta com a participação de uma equipa da ESAC-IPC: Marta Henriques, Carlos Dias Pereira, David Gomes, Ivo Rodrigues, Susana Dias, João Noronha e Érica Castanheira (IPC).

Consolidar uma Rede ibero-americana permanente e multidisciplinar para a produção, seleção, purificação e funcionalização de proteínas alternativas obtidas a partir de fontes tradicionais e regionais com vista ao desenvolvimento de protótipos alimentares sustentáveis e de elevada qualidade nutricional é o seu objetivo geral.

A AlProSos pretende desempenhar um papel importante ao nível internacional, concentrando-se na abordagem de todos os aspetos que podem afetar a comercialização de novas fontes de proteína, incluindo métodos regulamentares, nutricionais e de segurança alimentar.

Integrada no CYTED – Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (Espanha), criado pelos governos dos países ibero-americanos, esta rede é composta por 50 grupos distintos e integra um total de 232 instituições de 14 países diferentes (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, S. Salvador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Perú, Portugal e República Dominicana).

Para mais informações sobre esta Rede, consulte https://www.cyted.org/AlProSos