Pós-graduações em Neurodesenvolvimento Infantil na Palestina e Jordânia com a colaboração de professor da ESAC

O professor da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Rui Costa, integrado numa equipa mais alargada do Politécnico de Coimbra (IPC), colaborou no projeto NeuCaRe – Neurodevelopmental CAre for REfugees, iniciado em 2020 e coordenado pela Universidade de Granada, que se conclui este mês (setembro de 2023).

O projeto teve financiamento da ação Erasmus + Capacity-building in Higher Education e resultou na criação de duas pós-graduações em duas universidades – Jordânia (Yarmouk University e University of Petra) – e um mestrado, em parceria pelas duas universidades da Palestina (Bethlehem University e Hebron University). Estes cursos estão já em funcionamento e têm vindo a receber avaliações positivas dos estudantes, dos docentes envolvidos e dos avaliadores externos do projeto.

O projeto teve um cunho altamente inovador, suprimindo uma necessidade sentida pelas universidades árabes, não existindo, até à data, quaisquer diplomas de nível superior sobre neurodesenvolvimento de crianças migrantes, em situação de risco e com necessidades especiais.

Este projeto de cooperação em desenvolvimento curricular na área das ciências sociais e do comportamento permitiu apoiar a modernização, acessibilidade e internacionalização do ensino superior nos países parceiros envolvidos. No caso concreto do IPC, facilitou o desenvolvimento de sinergias e colaboração positiva entre docentes de quatro unidades orgânicas. Os docentes do IPC que participaram nos vários grupos de trabalho, foram:
• Susana Gonçalves – Escola Superior de Educação (Steering Committee, Work Package leaders Committee e Gender Equality Committee);
• Rui Costa – Escola Superior Agrária (Quality Control Committee e Work Package leaders Committee);
• Telmo Pereira – Escola Superior de Tecnologia da Saúde (Work Package Methodology design, materials and resources);
• Helder Simões – Escola Superior de Tecnologia da Saúde (E-Learning Methodology);
• Cristina Caridade – Instituto Superior de Engenharia (E-Learning Methodology).

A reunião final do projeto decorreu em Amã, na Jordânia, tendo por anfitrião a Universidade de Petra. A participação dos avaliadores externos do projeto na reunião permitiu conhecer os resultados e apreciação que os mesmos fizeram do projeto, tendo sido muito positivos em todos os campos, desde a gestão e cooperação entre os parceiros ao desempenho dos formadores no âmbito dos cursos já iniciados.

Na reunião foi unânime o reconhecimento do sucesso do projeto, que superou o objetivo inicial de criar uma pós-graduação, tendo permitido não apenas a concretização da pós-graduação como também a criação e sua acreditação de um mestrado nas universidades palestinianas.

Os participantes na reunião acordaram no interesse de manter sinergias no futuro próximo, tendo lançado a proposta de criação de uma associação profissional sobre temas relativos ao desenvolvimento infantil e crianças em situação e risco. Esta decisão está alinhada com as sugestões dos avaliadores externos, e poderá traduzir-se em acordos de cooperação interinstitucional, na produção de pequenos vídeos educativos e outros recursos pedagógicos, eventos profissionais, tal como webinars ou congresso, formação científico-pedagógica, e colaboração científica ao nível de I&D.