Docente da ESAC participa no 16.º Fórum de Reitores e Diretores da ICA

O professor da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Rui Costa, participou como orador no 16.º ICA Rectors and Deans Forum, que decorreu nos dias 15 e 16 de outubro de 2026, na University of Agricultural Sciences and Veterinary Medicine of Cluj-Napoca, na Roménia.

Organizado pela ICA – Association for European Life Science Universities, o Fórum deste ano teve como tema “The Strategic Role of Life Science Universities for Food Systems Resilience and Global Food Security”. O encontro reuniu reitores, presidentes, diretores e outros responsáveis de universidades europeias das ciências da vida, bem como decisores políticos, organizações internacionais e representantes do setor, para discutir o contributo do ensino superior, da investigação e da inovação para sistemas alimentares mais resilientes e para a segurança alimentar global.

Rui Costa integrou o painel de especialistas da Sessão I, dedicada às principais ameaças à resiliência dos sistemas alimentares, em representação da ISEKI-Food Association, um dos comités permanentes da ICA. O painel foi moderado por Frank Monahan (University College Dublin) e contou ainda com John Ingram (University of Oxford e FoSSNet), Pawel Chmielinski (Academia Polaca das Ciências e BioEast) e Iulia Blagu (ANFA – Associação Nacional Romena das Mulheres na Agricultura). Em discussão estiveram riscos como a volatilidade climática, a perda de biodiversidade, a dependência energética e de fertilizantes, as perturbações nas cadeias de abastecimento, a instabilidade geopolítica e a evolução das preferências dos consumidores.

Na sua intervenção, Rui Costa salientou que as alternativas proteicas frequentemente apontadas como resposta aos desafios do sistema alimentar, como os insetos e a fermentação, apresentam limitações que importa considerar, tendo descrito algumas delas. Identificou ainda necessidades de formação a que as universidades devem responder para permitir uma adaptação mais rápida às exigências de resiliência do sistema alimentar.

A participação neste Fórum reforça a presença da ESAC e da Universidade Politécnica de Coimbra nas redes europeias de ensino superior nas áreas agroalimentares e das ciências da vida.

Mais informação sobre o evento em https://ica-europe.info/ica-forum/ica-forum-2026