Poster da coautoria de investigadores da ESAC motiva artigo na Voz do Campo
O artigo “Estudo de coagulantes alternativos para a produção de queijo fresco”, publicado pela Voz do Campo – Revista do Setor Agrária na sua edição de janeiro de 2026, tem origem no poster apresentado pela professora da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e investigadora do Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS), Susana Dias, no XXV Congresso de Zootecnia – ZOOTEC 2025.
Para além de Susana Dias são coautores do poster em questão David Gomes, também colaborador da ESAC, Fábio Duarte, à altura mestrando da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria e Susana Silva, professora desta mesma instituição de ensino e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
O poster resultou de um estudo que teve como objetivo a identificação de um potencial coagulante de origem vegetal, extraído de folhas de figueira (Ficus carica), e aplicável na produção de queijo fresco, como alternativa aos coalhos comumente utilizados.
O critério para desenvolvimento deste novo produto alimentar foi o da reutilização de um coproduto da indústria alimentar, numa visão de sustentabilidade económica e ambiental.
Os resultados deste trabalho permitiram confirmar que é possível a valorização das folhas de figueira como matéria-prima para coalho vegetal. No entanto, é ainda necessária a otimização do processo de extração e de fabrico, que permita aumentar a aceitação sensorial do produto final.