Canforeira da ESAC é candidata a Árvore do Ano 2026

A Canforeira da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) é uma das dez árvores finalistas no Concurso Árvore do Ano 2026 Portugal.

Plantada em 1860, a canforeira da ESAC foi classificada como árvore de interesse público no Diário do Governo Nº73, II série, de 21 de julho de 1969. Atualmente com 165 anos, mais de 28 m de altura e um perímetro de mais de 9 m, é uma árvore imponente, com belos ramos retorcidos. Entre o campo e a cidade, poderá estar ameaçada pelo traçado da linha do futuro comboio de alta velocidade.

Votar nesta árvore para obter o galardão nacional significa reconhecer que se constitui como uma das grandes riquezas naturais da região Centro. A árvore com mais votos irá ainda representar Portugal no concurso europeu TREE OF THE YEAR 2026.

As votações decorrem até 7 de janeiro de 2026, às 16h59, no seguinte link: https://arvoredoanoportugal.pt/.