ESAC coordena 3 microcredenciais do projeto B-READY4FUTURE

No âmbito do projeto B-READY4FUTURE e do respetivo plano de formação, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC-IPC) coordena as microcredenciais “Engenharia Natural associada aos Incêndios Rurais”, “Ferramentas de Apoio à Decisão em Incêndios Rurais” e “Fogo Controlado – planeamento”.

Coordenado pelo CoLAB ForestWISE, numa abordagem colaborativa e multidisciplinar, o projeto B-READY4FUTURE envolve diversas instituições de ensino superior no desenvolvimento e operacionalização de um programa de formação de âmbito nacional, entre elas a ESAC. Esse programa de formação dirige-se a técnicos e visa capacitar e reforçar as competências ao nível da gestão integrada de fogos rurais, perspetivando uma melhoria dos serviços prestados por diversas estruturas que fazem parte do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), em consonância com as preocupações do Estado quanto ao risco de incêndios rurais e ao seu impacto ambiental, social, económico e humano.

A concluir até 30 de setembro de 2025, o projeto enquadrado na componente C08 – Florestas – do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), oferece um programa de 984 horas de formação, sendo que cada formando deverá completar um mínimo de 684. Destas, 278 horas correspondem à frequência de seis microcredenciais SGIFR obrigatórias. As restantes 406 horas deverão ser selecionadas de um conjunto de 13 microcredenciais SGIFR, cinco microcredenciais não-SGIFR e três módulos de formação certificada.

As microcredenciais da responsabilidade da ESAC, de caráter opcional, perfazem um total de 163 horas e visam capacitar os técnicos para a utilização de ferramentas essenciais na prevenção e combate a incêndios, bem como na recuperação de áreas ardidas.