AGROvila pede contributos para desenvolvimento de plataforma online

Como parte dos esforços para o desenvolvimento de uma plataforma digital de comercialização em circuito curto, no âmbito do projeto AGROvila, do qual o Politécnico de Coimbra (IPC), através da sua Escola Superior Agrária, é entidade líder, foi criado um questionário para aferir as preocupações dos dois principais atores dessa plataforma – produtores familiares e consumidores – relativamente à compra/venda de produtos agroalimentares e o nível de aceitação de algumas possíveis potencialidades da plataforma.

Nessa medida, a equipa do projeto solicita a colaboração dos referidos atores no preenchimento de dois questionários distintos:

Produtoreshttps://online.iscap.ipp.pt/iscapsurvey/index.php/427441
Pede-se que partilhem os seus pontos de vista e indiquem como podem ser apoiados

Consumidoreshttps://online.iscap.ipp.pt/iscapsurvey/index.php/752832
Solicita-se que partilhem as suas preferências e preocupações na compra de produtos frescos online

O objetivo dos questionários é reunir feedback diretamente junto dos dois tipos de utilizadores da plataforma AGROvila, de modo a poder incorporar os resultados na proposta final de modelo de negócio, considerando a abertura dos inquiridos para os diversos cenários descritos nos questionários.

Este instrumento de recolha de dados será fundamental, quer para a criação da plataforma, quer para que a mesma satisfaça a necessidade de todos os envolvidos e se constitua um instrumento inovador de conexão entre os produtores familiares e os consumidores.

São razões para colaborar com a equipa do AGROvila: o impacto direto no desenvolvimento de uma plataforma que promove a agricultura sustentável e os circuitos curtos agroalimentares; a criação de uma experiência otimizada e benéfica, tanto para produtores como para consumidores; e o apoio aos produtores familiares, consumindo produtos frescos e de origem local.

SOBRE O AGROvila
O projeto AGROvila está focado num dos aspetos cruciais para a agricultura familiar que é o acesso ao mercado a preços justos. Nas últimas décadas, o retalho alimentar sofreu grandes mudanças, sobretudo com a entrada de Portugal na (então) Comunidade Europeia e com a entrada em cena das grandes empresas de distribuição, com claro prejuízo para os pequenos produtores. Por outro lado, os consumidores começam hoje a procurar mais a produção local e sazonal, desde logo por questões de qualidade alimentar, mas também por preocupações ambientais e sociais.

O projeto AGROvila visa aproximar estes atores através da criação de comunidades de consumo em circuitos curtos com o apoio de uma plataforma digital nacional acessível a todos os produtores locais e todos os consumidores que permite promover e encurtar os circuitos, com benefícios para ambas as partes.
São atividades previstas neste projeto: o desenvolvimento da solução AGROvila – modelos de dados, modelos inteligentes, gamificados e plataforma web/ mobile; a sensibilização e envolvimento dos agricultores locais e consumidores e suas organizações; ações de formação para agricultores e técnicos das organizações de produtores para aplicação da ferramenta; e identificação de sistemas organizativos que viabilizem a continuidade dos projetos piloto e a sua replicação.

Toda a informação sobre o projeto em https://agrovila.org/.

Financiamento: