Mapa do Conhecimento

Economia e Desenvolvimento Rural
Economia Agrária

     
  Pesquisar Conteúdos  
     
 
Mapa do Conhecimento
 
 
     
  eventos  
 
críticas e sugestões
 
Candidatura a Avaliação pela FCT
 

   CERNAS: 
 
 

   Abertura 
 

 
     Mapa do Site
 
 
     Descrição 
 
 
     Equipa de Investigação
 
 

   Organização
 
  Coordenador Científico  
  Comissão Executiva  
  Gabinete de Gestão  
  Conselho Científico  
  Conselho Consultivo  


   Áreas de Investigação
 

  Ambiente  
  Ciência e Engenharia Alimentar  
  Ciência das Plantas e dos Animais  
  Ciências Empresariais  
  Economia e Desenvolvimento Rural  
  Química dos Recursos Naturais  
  Recursos Florestais  


   Objectivos
 


   Cooperação
   Interinstitucional:

 


    Trabalhos e
    Publicações:

    Instalações e 
    Infraestruturas:

 
    Relatório de Actividades

 

Home ]
contactar >>

Dout. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto

Área de Actividade Científica: A área de actividade científica é a Economia Agrária e Sociologia Rural em virtude da especialização obtida na licenciatura e no mestrado. A preparação dos trabalhos de doutoramento permitiram-lhe alargar a área de actividade científica ao estudo do Comportamento do Consumidor e dos Canais de Distribuição dos produtos alimentares.
Domínio de especialização: A área de actividade científica anteriormente identificada distribui-se pelos seguintes domínios de especialização: -Economia agro-alimentar: política agrícola comum; análises sectoriais; gestão e planeamento agrícola. -Qualidade e segurança alimentar: sinais de qualidade; referenciais da qualidade; rastreabilidade dos produtos alimentares. -Comércio Alimentar: canais de distribuição e pontos de venda; logística e grande distribuição. -Comportamento do Consumidor: segmentação de mercado; metodologia de inquérito; tipologia de consumidores.
Actuais interesses de investigação: Os actuais interesses de investigação focalizam-se nos sectores dos produtos hortofrutícolas e do vinho. Estudo do comportamento e expectativas dos consumidores sobre segurança alimentar, sinais de qualidade e métodos de produção seguros. Economia dos referenciais de gestão da qualidade e análise dos custos e benefícios da sua implementação por organizações de produtores em centrais hortofrutícolas. Rastreabilidade dos produtos alimentares. Este interesse surgiu após a realização do curso avançado “Traceability and food labelling: meeting food-safety and market requirements” no “International Centre for Advanced Mediterranean Agronomic Studies”, em Saragoça. Estudo económico das fileiras vitivinícolas e organização económica das denominações de origem no sector vitivinícola. Este interesse surgiu aquando da entrada no Groupe de recherche en Economie Viti-vinicole Européenne, um grupo de investigação coordenado por investigadores do INRA. No âmbito deste grupo, organizou, em parceria com o IVDP, o 1º Workshop do GREVE, na Régua, em Dezembro de 2004.
Outras competências/actividades:  Prestação de serviço docente na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), no Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Desde de 2002, é regente da disciplina de Economia Agro-Alimentar do curso de Engenharia Alimentar. Na mesma Escola leccionou as seguintes disciplinas: Introdução à Economia e Sociologia Agrária. Desde Janeiro de 2004 participa como membro doutorado integrado no Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) da ESAC. Participa na leccionação de Cursos de Pós-Graduação e Doutoramento em Portugal e no estrangeiro: em 2004, apresentou o seminário “Comportamento do consumidor e sinais de qualidade” no curso de Pós-Gradução em Qualidade Alimentar da Universidade Técnica de Lisboa e o seminário “Consumer behaviour and demand for quality products” no curso de doutoramento em Economia e Estatística Agro-Alimentar, organizado pela Universidade de Bolonha, em Itália. Desde 2003, faz parte da Associação Portuguesa de Horticultura tendo já exercido o cargo de Tesoureira; actualmente é Vice-Presidende do Conselho Fiscal.

Dout. Orlando Marcelino de Almeida Simões

Área de Actividade Científica: Economia agrária; Sociologia rural; Sociologia das organizações; Desenvolvimento rural; Turismo em espaços rurais e naturais; Socioeconomia da vinha e do vinho.
Domínio de especialização: Economia Agrária; Socioeconomia da vinha e do vinho
Actuais interesses de investigação: Desenvolvimento rural; Turismo em espaços rurais e naturais; Enoturismo; Ecoturismo.
Outras competências/actividades:  Formador do IFP

 

Mest. Maria Isabel Ribeiro Dinis

Área de Actividade Científica: A principal área de actividade científica actual é a economia do ambiente e dos recursos naturais. Tem trabalhado também nas áreas da economia agrária e do desenvolvimento rural.
Domínio de especialização: Economia do ambiente e dos recursos naturais
Actuais interesses de investigação: Políticas e condicionantes da conservação da biodiversidade na agricultura; Avaliação do valor económico total de bens e serviços ambientais; Metodologias de avaliação das preferências dos agentes económicos.
Outras competências/actividades:  Conclui a parte escolar do curso Doutoramento em Economia na Faculdade de Economia do Porto e está em fase de conclusão da tese subordinada ao tema "Determinantes da adopção de variedades tradicionais de macieira", orientada pelas doutoras Lígia Pinto e Anabela Botelho da Universidade do Minho.

 

Home ]

hps@esac.pt   © 2004/2010   versão em discussão permanente
  última actualização: 26 de Outubro de 2010   optimizado para Microsoft Internet Explorer 6.0